Dia Mundial da Alimentação 2024

Na Escola EBS Dr. Serafim Leite foi assinalado o dia 16 de outubro, dia em que a ONU pretende que seja feito "um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar".

A Equipa de Educação para a Saúde levou a efeito um conjunto muito diversificado de atividades tais como a apresentação, no polivalente, de tábuas dos açúcares elaboradas pelos alunos de 6.º ano, no âmbito da disciplina de Ciências Naturais, que pretenderam ilustrar as quantidades de açúcar presentes em determinados alimentos muito consumidos pelos alunos, e o envio a todos os pais e Encarregados de Educação, via e-mail, do “Guia para Lanches Escolares Saudáveis”, documento emanado pela Direção Geral de Saúde. No bar, tal como na sala de professores, foi distribuída, de forma gratuita, fruta, no sentido de alertar para a importância da ingestão deste tipo de alimentos. Paralelamente, a comunidade educativa foi chamada a aceder a um código QR e a testar os seus conhecimentos sobre Alimentação Saudável, a visionar um vídeo didático/pedagógico alusivo a esta temática, que esteve patente no “display” vertical da entrada do edifício principal da escola sede, e a usufruir da apresentação interativa sob o tema “Quem quer ter uma alimentação saudável” a cargo da Enfermeira do GIIA (Gabinete de Informação de Apoio ao Aluno), Mariana Dias.

No átrio principal da escola foram expostos os trabalhos dos alunos de 6.º e 9.º anos, realizados no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Educação Visual/Oficina de Artes, em articulação com os projetos Eco Escolas e Plano Nacional das Artes. Os trabalhos pretenderam fazer alusão ao tema, definido pela ONU, para o Dia da Alimentação 2024, “Direito aos alimentos para uma vida e um futuro melhores”. Assim os alunos foram sensibilizados a criar um póster ou cartaz a simbolizar um dos teus pratos ou receitas favoritas, da sua tradição familiar, representando a importância de alimentos diversos, nutritivos, seguros e acessíveis. Os melhores trabalhos irão representar a Serafim Leite no Concurso de Cartazes promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO), aberto às crianças e jovens, com idades entre os 5 e os 19 anos, de todo o mundo, neste ano em que comemora o seu 79.º aniversário de existência (https://www.fao.org/world-food-day/contest/en). Os trabalhos vencedores serão anunciados em dezembro e serão divulgados nas plataformas oficiais da FAO, em todo o mundo. Boa sorte Serafinas/os!!

Tema do ano 2024 para o Dia Mundial da Alimentação
Mensagem do Secretário Geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Eng. António Guterres, para o Dia Mundial da Alimentação 2024