Ação de controlo: invasoras do jardim da Escola.

Em abril, os alunos do 8.º ano (turmas B e C) da Escola Dr. º Serafim Leite tiveram a oportunidade de participar, no âmbito do Projeto Educativo Municipal e em articulação com o projeto RELI - Recreio Livre de Invasoras do CRE.Porto, na atividade “As invasoras nas Escolas”, tendo identificado nos jardins da Escola alguns exemplares de espécies invasoras. Estes organismos competem pelos mesmos recursos que a biodiversidade nativa mas, devido à sua capacidade de reprodução e dispersão, são capazes de dominar completamente a fauna e flora, acarretando graves problemas. Muitas destas espécies são capazes de causar danos em estruturas e a sua erradicação é bastante difícil e dispendiosa. Contudo, pode-se efetuar controlo para minimizar as consequências da sua presença.

Assim foi elaborado um plano de controlo das invasoras existentes na escola onde foram sistematizados os dados recolhidos durante o levantamento, a caracterização das espécies identificadas e definidos métodos de controlo para cada espécie bem como proposta calendarização de execução.

A concretização deste plano teve início na tarde do passado dia 31 de maio, onde os alunos das turmas 8.ºB, 7.ºA, 9.ºC e 9ºA, com os seus professores, em colaboração com um jardineiro contratado pela Câmara Municipal de São João da Madeira procederam à remoção de alguns exemplares de jarros (Zantedeschia aethiopica), tintureira (Phytolacca americana) e erva-das-pampas (Cortaderia selloana).

O nosso empenho também foi divulgado na página de Facebook do CRE Porto: https://www.facebook.com/cre.porto/posts/1745721275780308