Return Box

Este desafio do projeto Eco Escolas foi levado a cabo pelos alunos do 8.ºC em colaboração com a docente de Física e Química e a Coordenadora Eco Escolas.
A proposta de trabalho foi apresentada num guião com duas tarefas:
✓ Elaboração de um cartaz, que informe todos os elementos da escola sobre a existência de uma caixa para recolha de marcadores usados ou em fim de vida.
✓ Divulgar a iniciativa junto da comunidade escolar.
Fizeram-se oito grupos de 2/3 alunos, escolhidos de forma aleatória, e durante 2 tempos letivos elaboraram o cartaz. Todos os grupos optaram pelo formato digital. Para a seleção do melhor trabalho recorreu-se à heteroavaliação entre pares. Escolheu-se o cartaz mais cotado o qual se apresentou ao concurso nacional e que foi colocado junto à caixa que, em debate com os alunos, se decidiu posicionar junto ao P.B.X. da entrada do edifício principal da escola.

Fica aqui a divulgação de todos os trabalhos produzidos e do mais votado pelos alunos da turma:

Cada grupo de alunos ficou responsável pela divulgação do projeto às turmas de cada ano letivo, do 5.º ao 12.º ano, da escola, do modo que entendessem. A maior parte dos grupos optou por se deslocar às salas das turmas com a Return Box para fazer a sensibilização dos colegas para o projeto. Entregaram um lembrete ou suporte escrito com o slogan criado, por cada grupo e que consta do seu cartaz, e combinaram uma data para a recolha dos marcadores. Um dos grupos realizou também uma campanha em formato vídeo que se divulgou nas plataformas digitais do agrupamento e que aqui também partilhamos.

Os alunos conseguiram mais de 1300 marcadores e canetas em fim de vida que encheram a Return box e uma tarifa que já se encaminhou para reciclagem.

Entretanto fez-se, com uma caixa de sapatos e as imagens do cartaz da equipa MKT edding Portugal, uma "New box" que já se colocou junto ao P.B.X. da entrada do edifício principal da escola por forma a continuar esta campanha.