Compostagem = Reciclagem na origem!

A compostagem é um processo de revalorização dos resíduos orgânicos já que os transforma em composto. Este composto funciona como adubo ou fertilizante dos solos e, portanto, uma excelente alternativa aos fertilizantes químicos. A compostagem doméstica possibilita pois a reciclagem deste tipo de resíduos no próprio local da sua produção ( = na origem!).

Os principais cuidados a ter no processo de compostagem são o controlo da humidade e o arejamento.

Para controlar a humidade, devemos espremer com a mão os resíduos que estamos a compostar. Se pingar, está demasiado húmido, o que significa que precisamos de juntar mais resíduos castanhos. Se, por outro lado, percebemos que está demasiado seco, então precisamos de juntar verdes e água.

Já quanto ao arejamento, devemos mexer o composto pelo menos uma vez por semana.

Os alunos do 8.ºC trataram de cuidar do processo avaliando as condições existentes no compostor atualmente em uso na escola. Bom trabalho meninos e meninas!!!