Ação de controlo de Invasoras.

Os alunos do 8.ºA entregaram, no Dia Mundial da Terra, uma carta ao Senhor Presidente da Câmara a solicitar a colaboração da autarquia na remoção dos exemplares da Erva-das-Pampas que existem no jardim da escola. Esta espécie originária da América do Sul é uma espécie exótica, isto é, ocorre num território que não corresponde à sua área de distribuição natural, e invasora, ou seja, espécie exótica que ocupa um território de forma excessiva, utilizando os recursos necessários à sobrevivência das espécies locais e provocando alterações significativas nos ecossistemas, que foi introduzida como planta ornamental em Portugal.

Em resposta a este repto receberam na manhã da passada segunda feira, dia 14 de junho, a visita de técnicas do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto (CRE.Porto) que, juntamente com a Eng. Vera Neves e o Biólogo José Pedro Silva da Câmara Municipal de São João da Madeira, colaboraram numa ação de esclarecimento e controlo desta invasora. Ficou a confirmação prática da dificuldade de arrancar esta planta e da necessidade de continuar este trabalho.