I am Greta

Filme sobre a jovem ativista ambiental Greta Thunberg foi apresentado nas escolas de S. João da Madeira, no âmbito do programa “Cine S. João nas Escolas”, integrado no Projeto Educativo Municipal. No caso da EBS Dr. Serafim leite a sessão decorreu no auditório da escola pelas 9h30 do dia 9 de Dezembro. Estiveram presentes as turmas 8.ºA e 12.ºA.

O ativismo de Greta Thunberg começou depois de convencer os seus pais a adotarem várias opções de estilo de vida para reduzir sua própria pegada de carbono. Em agosto de 2018, a jovem ausentava-se das aulas para protestar, próxima ao parlamento sueco, exigindo mais ações para mitigar as mudanças climáticas por parte dos políticos de seu país. Desde então, já discursou em diversos fóruns mundiais, nomeadamente na Conferência das Nações Unidas sobre Mudança Climática de 2018, tendo recebido inúmeros prémios, incluindo uma bolsa honorária da Royal Scottish Geographical Society e a inclusão na lista das 100 Mulheres Mais Poderosas do Mundo de acordo com a Forbes em 2019 e duas indicações consecutivas para o Prémio Nobel da Paz em 2019 e 2020. O documentário "Eu sou a Greta" retrata o início da luta da jovem sueca. Mesmo numa altura menos mediática, o realizador Nathan Grossman começou a filmar a rapariga responsável pelo início da greve escolar contra as alterações climáticas. O filme mostra a faceta pessoal da jovem, que completou 18 anos, e dá a conhecer as dificuldades próprias da adolescência e a forma como lida com a síndrome de Asperger.

Após a exibição do documentário houve um debate com as turmas inscritas.