Open Day Academy (26 de abril)

No dia 26 de abril, o AESL, já uma Rádio-Escola, viveu uma experiência que se tornou inolvidável para os seus alunos, do 1.º ciclo ao Ensino Secundário, motivada pelo facto de ter sido uma das oito escolas mais interventivas, ao nível nacional, nos projetos da Rádio-Miúdos.

Assim, o Open Day Academy envolveu, por um lado, um conjunto de oficinas, para cada ciclo de estudos, relacionadas com o projeto Green Light Plus e, particularmente com a PAC (Política Agrícola Comum), dinamizado pelo grupo Inova+, a saber:

- Agricultura sustentável na década da ação (4.º A e B, do Parque);

- Microbiodiversidade agrícola (5.º A);

- Quintas inteligentes (8.º C);

- Biotecnologia agrícola (10.º A e 11.º A).

Por outro lado, a Rádio invadiu o Agrupamento através de três iniciativas de comunicação: workshop de rádio, durante toda a manhã, tendo envolvido as turmas do 9.º C (Expressa-te), 11.º A e B e, ainda, os alunos do Clube dos Jovens Repórteres. Já no período da tarde, tiveram lugar as emissões de rádio em direto que contaram com a participação das turmas dos 10.ºA e C e do 11.º A, envoltas em momentos de informação sobre a PAC, de música, de teatro e de poesia.

A magia da rádio terminou da melhor forma com um podcast, no qual intervieram os seguintes alunos: Mariana Martins e Matilde Soares (9.º C), Gustavo Ribeiro (11.º A) e Claúdio Silva, Edgar Vilas-Boas e Mariana Ferreira (11.º B).