Visita ao Museu do Papel

Os alunos de 9.º ano foram, no passado dia 12 de outubro, conhecer o processo produtivo do papel no Museu do Papel em Paços de Brandão, Santa Maria da Feira. Inaugurado em 26 de Outubro de 2001, este constitui o primeiro espaço museológico dedicado à História do Papel em Portugal.

A criação de um museu monográfico dedicado à História do Papel, justifica-se pela importância que, desde 1708, a indústria do papel teve no concelho de Santa Maria da Feira e em vários concelhos vizinhos que integram uma vasta região da antiga Terra de Santa Maria. Simultaneamente, esta nova proposta museográfica dedicada à História do Papel veio preencher uma lacuna na Museologia Industrial Portuguesa.

Os alunos realizaram uma oficina de papel reciclado e aperceberam-se da exigência de todas as etapas do trabalho da produção do papel e da importância da água neste processo transformador; nestas fábricas é também a fonte de energia (energia hidráulica) das máquinas.

Esta atividade contou com a colaboração da Junta de Freguesia de S. João da Madeira que possibilitou o transporte aos alunos.