100% Resíduos: sessões de sensibilização

Nos dias vinte e um, vinte e cinco e vinte e oito de fevereiro decorreram, na Escola, para todos nós, alunos das turmas 5.ºC, 5.ºD, 7.º A, 7.º B, 7.º C, 8.º A, 8.º B, 8.º C, 9.º A, 9.º B, 9.º C e 9.º D, sessões de sensibilização para a separação seletiva, prevenção da poluição e promoção da sustentabilidade do nosso Planeta. Desta feita todas as turmas do 2.º e 3.º CEB da escola usufruíram desta atividade formativa.

Estas sessões ajudaram-nos a compreender melhor a política dos 3 R’s, (reduzir, reutilizar, reciclar) e também ficamos a saber que o encaminhamento correto dos resíduos conduz à redução dos desperdícios. Estes, podem ser transformados em matérias-primas para a produção de novos materiais. Tomamos consciência que a reciclagem é um processo muito relevante, uma vez que o “velho” é transformado em “novo”, sendo, assim, poupados recursos naturais e recursos energéticos.

Estas sessões também nos fizeram refletir acerca do nosso comportamento, pouco responsável, enquanto consumidores, pois, na maior parte das vezes, utilizamos embalagens não reutilizáveis, aumentando os resíduos e, consequentemente, a poluição, descurando a sustentabilidade.

Apesar de na nossa Escola já ser feita a separação de vários tipos de resíduos, improvisamos, com a ajuda dos nossos professores, ecopontos para papel/cartão e plástico/metal a fim de procedermos à separação destes materiais. Para além de uma campanha de recolha de resíduos na Escola, irá realizar-se uma “competição saudável” entre todas as turmas do 3.º ciclo, com o intuito de nos incentivar a separar cada vez mais.

Consideramos que a abordagem destes temas, nos sensibilizou ainda mais para toda a problemática que o planeta Terra está a viver.