Global School Action Day – 12.ºA

Na escola sede do AESL a cerimónia do hastear da bandeira verde Eco_Escolas, e da bandeira dos projetos Ubuntu e Escolas Amigas dos Direitos Humanos foi organizada com a colaboração dos alunos da turma A, do 12.º ano, do Curso de Ciências e Tecnologias, da Diretora de Turma, professora Cecília Santos, e da Coordenadora Eco-Escolas, professora Cristina Tavares.

Após a abertura da sessão pela Diretora do Agrupamento, professora Helena Resende, tomaram a palavra os alunos Maria Sá e André que fizeram uma apresentação da iniciativa Running Out of Time (ROoT) no âmbito da qual se decidiu fazer o hastear das bandeiras já que estas representam o compromisso da comunidade escolar continuar a trabalhar em prol dos direitos Humanos e da sustentabilidade da Terra.

Posteriormente a Maria Sá, a Anita, o André, o Bernardo Fonseca, o Bernardo Ferreira e o Tiago Salgado interpretaram duas canções. Primeiro o Bernardo Fonseca assumiu a interpretação da canção "Flor Sem Tempo" de Paulo de Carvalho e no final todos os alunos interpretaram uma canção com letra da sua autoria, sob o tema "Ar" e música da canção "Dunas" dos GNR.

Antes mesmo de se hastearem as bandeiras tomou a palavra o Sr. Presidente da Câmara que muito nos honrou com a sua presença. Estiveram também presentes o Vice-Presidente da Câmara Municipal, a Vereadora da Educação, a Eng. Vera e o Sr. Presidente da Junta de Freguesia.

Os alunos do 12.ºA durante a preparação deste evento fizeram também o seu testemunho demostrando assim a sua concordância com a mensagem entregue na COP27. De acordo com a descrição da Maria Sá: "Para o testemunho escolhemos fazê-lo em forma de chaminé, uma vez que é destas que saem de lá os fumos e muitos dos gases poluentes. Depois, para fazer a "chama" da tocha, tentamos representar o globo terrestre, mas, por causa da desflorestação, fizemos a parte da terra a castanho e não a verde, e representamos os incêndios nas florestas. No mar pusemos também plástico e papel para simbolizar a poluição e o desperdício."

Parabéns ao 12.ºA e a todos os membros da comunidade educativa que direta ou indiretamente contribuíram para o nosso Global "School Action Day"

A nossa iniciativa está publicada em várias plataformas dos parceiros da iniciativa ROoT nomeadamente em: