O AESL participou na iniciativa ROoT!

Running Out of Time (ROoT) (https://running-out-of-time.com/) foi uma iniciativa global constituída por uma corrida de estafetas de 7.767 km, em 38 dias, dia e noite, sem paragens, por mais de 7 000 km. Este desafio extraordinário teve como objetivo simbolizar o esforço incrível e necessário para uma mudança de atitudes por parte dos países decisores no que se refere às alterações climáticas.

A corrida iniciou-se em Glasgow, na Escócia, país anfitrião da COP26 tendo terminado em Sharm El-Sheikh, no Egipto, país anfitrião da COP27 que se encontra a decorrer desde 6 até 18 de novembro. Ao longo da corrida existiram um total de 732 etapas, cada uma com cerca de 10 km de comprimento. Durante estas etapas foi transportado um testemunho com uma mensagem para ação climática que foi passado entre todos os participantes e, finalmente, foi entregue na COP27. Esta campanha pretendeu juntar milhares de participantes em prol do desenvolvimento sustentável.

Existiu um desafio específico para todas as Eco-Escolas ao qual as escolas do nosso Agrupamento aderiram. O primeiro passo consistiu em preencher um formulário de suporte à mensagem do testemunho que foi entregue do dia 8 de novembro numa cerimónia que decorreu no Pavilhão da UNESCO, integrada na COP27.

A mensagem no Testemunho

We are Running Out of Time.

Quality climate education and increased awareness are critical if we are to equip people of all ages and in all places with the knowledge and skills necessary to build a future in which everyone can thrive.

We are therefore calling on the world’s leaders to provide us with the skills, training and professional development to build a sustainable world.

We need to recognise young people as leaders, putting them at the forefront of the conversation about climate change and empowering them through education.

And to put in place the forward-thinking, consistent policies and funding to help us limit global warming to 1.5 degrees and support the transition to Net Zero Emissions.

We are committed to help build a future that is inclusive and sustainable for all.

Help us get there!

Estamos a ficar sem tempo.

Uma educação climática de qualidade e uma maior consciencialização tornam-se essenciais se pretendermos equipar pessoas de todas as idades e em todos os lugares com conhecimentos e competências necessárias para construir um futuro no qual todos possamos prosperar.

Estamos, por isso, a invocar os líderes mundiais para que estes nos forneçam as competências, o treino e desenvolvimento profissional no sentido de construirmos um mundo sustentável.

Precisamos de reconhecer os jovens como líderes, colocando-os na vanguarda da discussão sobre as mudanças climáticas e capacitando-os por meio da educação.

E colocar em prática políticas e financiamento consistentes e futuristas que nos ajudem a limitar o aquecimento global a 1,5 graus e a apoiar a transição para emissões líquidas zero.

Estamos comprometidos em ajudar a construir um futuro que seja inclusivo e sustentável para todos.

Ajude-nos a chegar lá!

_______________________________________________

O segundo foi promover o “Schools Action Day” o qual decorreu de forma significativa no dia 3 de novembro (quinta-feira) no nosso AESL. De imediato damos a conhecer como foi vivido esse dia!