Projeto Rios – 1.ª Saída de Campo

O Projeto Rios foi lançado na Catalunha, pela Associació Habitats, em 1997. Devido ao protocolo entre esta associação Espanhola e a Associação Portuguesa de Educação Ambiental (ASPEA) a rede do projeto estendeu-se ao território Português em 2006 (http://aspea.org/index.php/pt/o-que-fazemos/projetos-nacionais/pr).

No âmbito do Projeto Educativo Municipal de S. João da Madeira visa a adoção e monitorização de um troço do Rio Ul, de modo a promover a sensibilização da sociedade civil para os problemas e a necessidade de proteger e valorizar os ecossistemas ribeirinhos. Pretende-se dar a conhecer o rio e o ecossistema ribeirinho envolvente. Assim a atividade foi proposta aos alunos do 8.º B e 8.ºC com os seguintes objetivos:

• Conhecer o ecossistema do Rio Ul;
  • Despertar os alunos para a conservação dos ecossistemas ribeirinhos;
  • Promover o conhecimento dos aspetos físico-químicos e biológicos do rio;
  • Promover o contacto com o rio e usar o parque e o rio como um laboratório vivo.

________________________________________________________________________________________________

No dia dez de janeiro de 2023 os alunos do 8ºC e 8.ºB realizaram uma saída de campo ao Parque do Rio Ul. Nesta visita, os alunos tiveram a oportunidade de aprender conceitos novos acerca da natureza e das espécies de seres vivos. Os alunos dividiram-se em grupos e, a cada um, foi entregue uma ficha de campo para registo das suas observações.

Durante alguns minutos, os alunos exploraram o território em volta do rio e tiraram as suas conclusões, respondendo às perguntas colocadas.

Mais tarde, os instrutores promoveram a discussão sobre as respostas dadas na ficha e tiraram-se conclusões sobre a qualidade do ar e da água do rio que percorre o parque.

Juntos medimos a temperatura e o pH da água do rio, além de outros parâmetros físico-químicos. Também foi medida a profundidade e da largura do rio em questão. Foram observadas diferentes espécies de plantas e animais.

Os alunos tiveram a oportunidade de explorar e conhecer mais sobre este ecossistema ribeirinho.

Esta visita foi enriquecedora e auxiliou o estudo dos conceitos das disciplinas de Ciências e de Físico-química.

Leonor Henriques e Leonor Barbosa - 8ºC

(Texto elaborado no contexto da área curricular Expressa-te)