AESL em destaque pelo maior número de participantes no Cortejo de Carnaval das Escolas de S. João da Madeira

"A Escola Serafim Leite destacou-se no Cortejo Carnavalesco pelo maior número de alunos participantes, cerca de 700, pelo que, já se tornou tradição a sua presença nesta festividade, não apenas da escola, mas do Agrupamento.

A preparação implicou uma boa organização, mas, sobretudo, dedicação e motivação. Desde logo, foi necessária a disponibilidade de uma equipa de professores e alunos (neste ano, professores e alunos de Design Gráfico; Mecatrónica e Eletrónica) que concebem os disfarces associando-os ao tema do desfile. A conceção implicou a adaptação à disponibilidade de verbas e ainda ao número elevado de fatos que tiveram de ser confecionados.

Neste ano letivo, subordinado ao tema “O Carnaval do Mundo”, a diretora da ESSL, Helena Resende afirmou “O Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite brindou a comunidade de S. João da Madeira com algumas das práticas carnavalescas tradicionais portuguesas como o Carnaval de Lazarim e o de Podence. Desta forma, o agrupamento honrou a arte e a cultura portuguesas, levando consigo “um fragmento da História, de uma identidade e de uma tradição”, com os chocalhos Pardalinho. Finalmente, porque o Carnaval implica muita música, pedimos a colaboração do grupo folclórico de S. Tiago de Lobão, onde se incluem ex-alunos e ex-professores da Serafim Leite, com dezena e meia de bombos”.

Neste ano, foram “guiados” por um conjunto de máscaras gigantes que se encontram em exposição no átrio da escola sede. “Vive-se um ambiente extraordinário de ajuda mútua, cumplicidade, afetos, alegria, diversão, …”, concluiu a diretora, Helena Resende."

Texto retirado da notícia publicada no Jornal Regional (https://oregional.pt/2023/02/16/alunos-e-professores-fazem-sentir-o-entusiasmo-do-carnaval-nas-ruas-da-cidade/)

Para a criação dos adereços carnavalescos foi usado cartão que veio a envolver o mobiliário do bloco novo da escola, sacos de sarapilheira de transporte de café, fitas de tecido (que iriam para a reciclagem) oferecidas pela empresa Heliotextil, chocalhos, tintas, colas,…

A elaboração dos adereços de Carnaval foi realizada pelos alunos dos cursos profissional de Técnico de Design Gráfico, profissional de Técnico de Mecatrónica e Profissional de Eletrónica, Automação e Comando sob coordenação das professoras Ângela Resende e Belisa Rodrigues. Parabéns pelo trabalho desenvolvido!