Concurso de ideias “Cada Gota Conta”

Um grupo de 3 alunos do Curso de Gestão e Programação de Sistemas Informáticos da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite, Rafael Pereira da Silva do 11ºC; Miguel Pais Fernandes do 11ºC e Diogo de Castro Alves do 10ºD, orientados pelo docente José Augusto Silva, obtiveram o 1.º lugar no concurso de ideias "Cada Gota Conta" promovido pela Área Metropolitana do Porto. O prémio tem o valor de 4 mil euros para a escola.

A ideia básica para o projeto consiste na poupança de água na escola a partir de conhecimentos que vão ficando das aulas sobre sustentabilidade ambiental, das informações veiculadas pelos media sobre as secas e consequente necessidade da poupança de água, e sobre a retenção e melhor aproveitamento das águas pluviais. O projeto prevê uma poupança mensal de cerca de 50KL de água potável, na escola, com substituição de águas potáveis por pluviais, que se propõe desenvolver com valor de 4k€ que poderá ser amortizado em 4 anos.