Semana da Terra – 17 a 21 de abril

Durante uma semana vários grupos de alunos, desde o 1.ºciclo ao 12.º ano, com alguns dos seus professores, participaram de forma alegre e empenhada em atividades diversas de promoção da qualidade ambiental:

• Limpeza dos espaços exteriores da escola, com recolha de lixo existente no chão, limpeza de sarjetas e remoção de ervas daninhas e plantas invasoras do jardim (jarros, azedas e alho bravo)
  • Plogging na área envolvente da escola e na praia do Furadouro
  • Criação de uma instalação com o lixo recolhido na praia do Furadouro
  • Pintura de sarjetas da escola com motivos relacionados com os oceanos ("O Mar começa Aqui")
  • Oficina de reciclagem de papel.
  • Construção de Ecoescovinhas
  • Criação de cartazes Eco_Código
  • Leitura e exploração do livro "Vamos Amar a Terra" de Julian Lennon e Bar Davis com ilustrações de Smiljana Coh
  • Encontro com o escritor Nuno Caravela
  • Feira do Livro Usado (Biblioteca Municipal)

Os objetivos foram envolver o maior número possível de membros da comunidade educativa em ações de promoção da qualidade ambiental.

Estas ações desenvolveram-se em parceria com as Câmaras Municipais de Ovar e de S. João da Madeira bem como a Junta de Freguesia de S. João da Madeira e enquadraram-se no âmbito da 3°edição do Plogging Challenge Portugal, do "GLOBAL ACTION DAYS 2023" promovido pela Foundation for Environmental Education (FEE), do Living Peace Internacional e dos projetos Ubuntu, Escolas Amigas dos Direitos Humanos, Biblioteca Escolar e Eco_Escolas.

Foi uma semana de esperança face ao futuro!