Dia Mundial da Alimentação 2023

Na Escola EBS Dr. Serafim Leite foi assinalado o dia 16 de outubro, dia em que a ONU pretende que seja feito "um apelo global à Erradicação da Fome, por um mundo em que alimentos nutritivos estejam disponíveis e sejam acessíveis a todos, em qualquer lugar".

A Equipa de Educação para a Saúde (PES) levou a efeito um conjunto de atividades tais como a apresentação, no bar da escola, da tábua dos açúcares que pretendeu ilustrar as quantidades de açúcar presentes em determinados alimentos muito consumidos pelos alunos. Neste espaço da escola, tal como na sala de professores, foi distribuída, de forma gratuita, fruta, no sentido de alertar para a importância da ingestão deste tipo de alimentos numa lógica de hábitos alimentares saudáveis. Paralelamente, foram distribuídos desdobráveis sobre a importância de lanches saudáveis, bem como, algumas sugestões de confeção desses mesmos lanches.

No átrio principal  da escola foi colocada uma instalação com os trabalhos dos alunos do 2.º e 3.º CEB realizados no âmbito das disciplinas de Ciências e Naturais ou Educação Visual, em articulação com o projeto Eco Escolas. Os trabalhos pretenderam fazer alusão ao tema, definido pela ONU, para o Dia da Alimentação 2023, “Água é vida, água é alimento. Não deixar ninguém para trás!”. Assim, foram criadas gotas de água ou alimentos ricos nesta substância (fruta ou legume) com adivinhas, slogans ou quadras onde se procurou chamar a atenção, da comunidade educativa,  para o facto de ser essencial não ver a água como garantida e começar a melhorar a forma como a usamos nas nossas vidas quotidianas. O que comemos e como esse alimento é produzido afetam a água. Podemos fazer a diferença escolhendo alimentos locais, sazonais e frescos, desperdiçando menos - até mesmo reduzindo o desperdício de alimentos e encontrando formas seguras de reutilizá-los, evitando a poluição da água.

Vamos Todos fazer diferente!