Dia de Ação pelo Clima – preparação!

A ideia de levar a cabo uma "Caminhada de Ação pelo Clima" teve início com um grupo de alunos do atual 8.ºC que, no ano letivo 2022-2023, trabalhou o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 13 – Ação Contra a Mudança Global do Clima.

No presente ano letivo a sua proposta ganhou corpo e foi integrada no dia em que nas três escolas, do Eco_Agrupamento Dr. Serafim Leite (AESL), se propôs fazer o hastear da nova bandeira verde Eco_Escolas. Desta feita além de se festejar o feito conseguido poder-se-ia mostrar a força, união e comprometimento constante da comunidade educativa na promoção da qualidade ambiental.

Dada a envergadura da iniciativa, o trabalho de organização foi iniciado nos primeiros dias de outubro e vários foram os professores e alunos de projetos dinamizados no AESL, como sejam o Projeto de Educação para a Saúde, a Biblioteca Escolar, o Plano Nacional das Artes, o projeto Escolas Amigas dos Direitos Humanos ou o Eco_Escolas, que se juntaram às colaborações individuais de todos os Serafinos e Serafinas. Contactos foram sendo feitos, ideias foram surgindo e num jeito muito característico da comunidade Serafim Leite a iniciativa foi crescendo e ganhando corpo. Desta feita TODOS se implicaram mas não poderemos deixar de destacar:

Os alunos do 8.ºC que elaboraram o cartaz de divulgação do evento e assumiram a preparação e dinamização da cerimónia do hastear das bandeiras Verde Eco_Escolas e Escola Amiga dos Direitos humanos, na escola sede.

Os alunos das turmas 10G e 12F do Curso Profissional de Técnico de Design de Comunicação Gráfica juntamente com os seus professores de Design Gráfico, Oficina Gráfica e Geometria Descritiva fizeram 1200 cataventos com folhas dos manuais escolares desatualizados bem como uma bela faixa que encabeçou o grupo recorrendo ao verso de duas lonas impressas e reaproveitadas de atividades realizadas em anos letivos anteriores.  Uma equipa destes alunos também assumiu o importante papel de recolher o lixo existente no percurso realizado.

Os professores de Educação Física assumiram a organização da saída de todos os alunos da escola sede e a sua disposição no Jardim da Cidade.

Os Professores Titulares de Turma e os Diretores de Turma em articulação com o restante conselho de turma possibilitaram que os alunos fizessem os seus cartazes e ensaiassem a canção "Do It Now!"

A Câmara Municipal assegurou o corte da relva do jardim municipal e a colocação de 30 postes de madeira onde cada grupo/turma de alunos afixou o seu cartaz.

A Direção do Agrupamento foi incansável no apoio e disponibilização de todos os meios necessários incentivando toda a comunidade educativa a participar nesta iniciativa aprovada em Conselho Pedagógico.

Tal como confirmámos na organização deste evento, só a ação conjunta e consertada de TODOS poderá resolver as Alterações Climáticas do Planeta Terra!!

Sing for the Climate (Do It Now!)

We need to wake up
We need to wise up
We need to open our eyes
And do it now, now, now

We're on a planet
That has a problem
We've got to solve it, get involved
And do it now, now, now

A better future
And we need to start right now!