Projeto “Cidade Biodiversa” – 1.ª sessão

Os alunos das quatro turmas do 8.º ano participam no projeto "Cidade Biodiversa", em articulação com a Autarquia de S. João da Madeira e o CRE_Porto.

No dia 6 de fevereiro decorreram sessões de capacitação, onde os alunos adquiriram conhecimentos sobre espécies invasoras, seguidas de ações de identificação e mapeamento das espécies existentes no espaço exterior da escola. Foram registados focos de azedas (Oxalis pes-caprae L.), austrálias (Acacia melanoxylon R. Br.), penachos (Cortaderia selloana) e jarros (Zantedeschia aethiopica (L.) Spreng.) que requerem ações futuras de controlo.

Esta iniciativa levada a cabo pela docente de Ciências Naturais em articulação com o Eco_Escolas está no seu terceiro ano de participação e os resultados são significativos no que diz respeito à diminuição da representatividade das espécies invasoras no recreio escolar.

No presente ano letivo os alunos ainda irão levar a cabo ações de controlo, dos exemplares invasores mapeados, associadas a outras ações de promoção da biodiversidade, como sejam a plantação de espécies autóctones e a criação de zonas no jardim escolar que favoreçam os polinizadores.

Desta forma, os alunos ao agirem de forma positiva sobre o seu recreio escolar, estarão também a favorecer a biodiversidade da cidade de São João da Madeira!