Hoje é Dia Mundial da Terra!

"Todos os anos, a 22 de Abril, celebra-se o Dia Mundial da Terra. É uma data assinalada nos calendários pelas Nações Unidas com o objetivo de sensibilizar para os problemas da sobrepopulação, da poluição e da importância da conservação da biodiversidade. Além disso, durante este dia, todas as entidades a nível nacional e internacional são incentivadas a reunir e organizar atividades relacionadas com o cuidado e a manutenção da natureza." (https://www.nationalgeographic.pt/.../dia-internacional...)

Em São João da Madeira deu-se início, pelo vigésimo ano consecutivo, à Semana da Terra (este ano de 22 a 28 de abril) . A Autarquia convidou as várias instituições de educação da cidade para uma cerimónia de abertura que decorreu hoje, pelas 10h00, no átrio exterior da Câmara Municipal, onde foram apresentados, pela comitiva representativa de cada comunidade educativa, 5 compromissos ambientais para a escola e 5 propostas para a cidade. No final foi feito o hastear da bandeira da Semana da Terra / Agenda 21 local. O evento teve início com a leitura de um poema por um grupo de utentes da CERCI, canções pelas crianças da JI Parrinho + JI Travessas + JI Condes assim como das crianças da EB Ribeiros que se apresentaram com instrumentos feitos a partir de materiais reutilizáveis.

A Comunidade Educativa da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite fez-se representar pelo grupo de alunos do 8.ºD, acompanhados pelo seu Diretor de Turma e pela professora de Ciências Naturais e coordenadora do projeto Eco-Escolas. As propostas apresentadas num livro feito com papel reciclado, entregue ao Sr. Presidente da Câmara, foram definidas na segunda reunião do Conselho Eco_Escolas. São elas:

No final ainda houve tempo para tirar uma fotografia de grupo e fazer brincadeiras que ficam na memória afetiva de todos.

Vamos cuidar da nossa "casa" comum!!