Aproveita & Poupa – Juntos contra o desperdício alimentar!

No âmbito da Jornadas do Agrupamento de Escolas Dr. Serafim Leite realizou-se, no dia 4 de abril, o evento, "Aproveita & Poupa- Juntos contra o desperdício alimentar". Alunos e professores do departamento de Ciências Sociais e Humanas uniram-se para abordar a questão do desperdício de alimentos, destacando o seu impacto global e a necessidade de ações urgentes para mitigá-lo.

O evento começou com uma palestra envolvente ministrada por João Mesquita, professor de Marketing, e Dra. Joana Sousa, especialista em nutrição e sustentabilidade na Associação de Melhoramentos Pró-Outeiro. Os participantes exploraram o vídeo que de seguida se apresenta e aprenderam sobre o impacto global/nacional do desperdício alimentar, estratégias para combatê-lo e os benefícios para indivíduos, famílias e a sociedade como um todo.

Com uma abordagem prática, os alunos foram divididos em duas equipas e utilizaram de forma criativa frutas que de outra forma seriam desperdiçadas. Uma equipa fez um smoothie (bebida cremosa, não alcoólica, preparada a partir de pedaços e sucos de frutas tradicionalmente misturados com laticínios ou sorvete), enquanto a outra equipa preparou uma torta de frutas. Cada pedaço de fruta foi utilizado de forma eficiente, destacando a importância de minimizar o desperdício, independentemente da aparência.

O resultado final - uma torta e um smoothie deliciosos, enfatizando a lição sobre a redução do desperdício de alimentos e capacitando os alunos a fazer mudanças proativas em suas vidas, na economia, nas finanças pessoais, no ambiente e na sustentabilidade.

Devido ao sucesso do evento, a Escola Dr. Serafim Leite prevê organizar iniciativas semelhantes com o objetivo de capacitar a comunidade educativa a promover mudanças em suas comunidades e a adoção de hábitos alimentares mais sustentáveis e conscientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *