Livros Proibidos no Estado Novo

A Biblioteca Escolar tem alguns dos livros proibidos durante a ditadura do Estado Novo.

Na sequência de um desafio do Plano Nacional das Artes, a equipa PNA do AESL, em articulação com a Biblioteca Escolar propuseram-se a celebrar o cinquentenário do 25 de Abril, recordando obras que antes da revolução eram barradas ao público pela ação da Censura e do seu tristemente famoso lápis azul. Para isso, pediu-se a colaboração dos alunos do 12.ºE, curso Profissional de Mecatrónica,  que criaram um armário / cofre, recorrendo a um bastidor de servidor e grelhas metálicas em fim de vida, iluminado com LED de baixo consumo, onde estão encerrados estes livros com mensagens tão perigosas. Este armário /cofre foi concluído com uma decoração, reminiscente deste triste período da nossa história onde vigorava a censura, da responsabilidade dos alunos do 9.º C, na disciplina de Educação Visual. Os livros e materiais acessórios sobre estes, foram organizados pela equipa da Biblioteca Escolar, num projeto interdisciplinar que também se preocupou com o ambiente, através da reutilização de materiais em fim de vida.

Esta criação já esteve no átrio do auditório e provocou olhares curiosos de quem, no dia 20 de março, foi assistir ao espetáculo “Sons em Liberdade”. Durante este mês de abril, em que se vão comemorar os 50 anos da Revolução dos Cravos, estará na biblioteca, no átrio principal ou em outros locais.

Vem descobrir os livros visados pelos Serviços de Censura, mas NÃO OS LEIAS!!!! Podes prejudicar gravemente a ignorância e tornar-te num revolucionário capaz de lutar pelos seus direitos!