Hoje é Dia Mundial da Água!

No nosso planeta, dois mil milhões de pessoas – 26% da população – não têm acesso a água potável segura e 3,6 mil milhões – 46% – não têm acesso a saneamento gerido de forma segura, de acordo com um relatório da UNESCO de 2023. Prevê-se que estas carências se agravem nos próximos anos, à medida que as alterações climáticas se forem agravando.

Embora 70% da superfície da Terra esteja coberta por água, estima-se que apenas 0,5% seja utilizável e esteja disponível. Este recurso, apesar de vital, não está assegurado; precisa de ser conservado e protegido sob a perspectiva de que não é um recurso pelo qual competir, mas um direito humano.

O objetivo anual do Dia Mundial da Água, que é celebrado internacionalmente a cada 22 de Março desde 1993, é exatamente lembrar-nos desta necessidade. O lema deste ano é "Água para a paz".

Desta feita os alunos do 5.º e 6.º anos criaram um estendal de gotas de água, que está no átrio do bloco C, onde têm a maioria das suas aulas, a alertar toda a comunidade escolar para este importante problema.