Semana sobre Espécies Invasoras

No âmbito do projeto "Uma Cidade Biodiversa" e integrado na "Semana sobre Espécies Invasoras: Portugal & Espanha 2024", que decorre entre 4 e 12 de maio (https://www.speco.pt/inveco/sei), levaram-se a cabo, no dia 9 de maio, ações de controle de duas espécies de plantas invasoras do jardim da Escola Básica e Secundária Dr. Serafim Leite: jarros (Zantedeschia aethiopica) e erva das pampas (Cortaderia selloana).

Os alunos do 6.ºB efetuaram o arranque manual dos jarros tendo limpo quase na totalidade o canteiro onde eles teimam em manter-se, dado ser um local que tem vindo a ser monitorizado anualmente.

Os alunos do 8.ºB arrancaram dois exemplares jovens de erva das pampas avistados, em fevereiro 2024, no talude atrás do bar e na lateral do acesso ao ginásio. Iniciaram ainda a remoção de um exemplar já antigo, mapeado em 2023, localizado junto ao gradeamento atrás do bloco C. O seu trabalho foi depois continuado pelos colegas do 8.ºD que só não o eliminaram na totalidade porque o gradeamento confere robustez à cepa da planta. O pouco que restou será a breve prazo eliminado pelos assistentes operacionais da escola.

Estas ações foram levadas a cabo pelos alunos com o apoio das docentes de Ciências Naturais, a Eng. Marta da divisão do Ambiente da Câmara Municipal e a D.ª Ana Mafalda do CRE-Porto.

Durante a presente semana os alunos das quatro turmas do 8.º ano, numa visita à Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, visualizaram múltiplas galhas nas acácias-de-espigas que aí proliferam e que ameaçam a biodiversidade do ecossistema dunar. Estas galhas resultam do controle biológico efetuado após a autorização da libertação do agente de controlo natural para a acácia-de-espigas em Julho de 2015.

#SEI204