Insetos polinizadores, a polinização e a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas.

No âmbito do PEM - Uma Cidade Biodiversa, decorreu no dia 20 de maio, no auditório da Escola Básica e Secundária Dr. serafim Leite (EBSSL), uma conferência/palestra dirigida aos alunos do 8.º ano com o objetivo principal de reforçar a importância do controlo das espécies invasoras e da promoção da biodiversidade nos recreios escolares, nomeadamente dos insetos polinizadores. Esta conversa assinala também o Dia Mundial das Abelhas (20 de maio) e antecipa as comemorações do Dia Internacional da Biodiversidade, que se comemora a 22 de maio.

A palestra proferida pelo Prof. Dr. José Manuel Grosso-Silva, do Museu da História Natural e da Ciência da Universidade do Porto, responsável pela gestão, conservação e divulgação das coleções de artrópodes, sob o tema "Insetos polinizadores, a polinização e a sua importância no equilíbrio dos ecossistemas" a todos sensibilizou para os numerosos serviços deste grupo de seres vivos, tão importantes para o equilíbrio dos ecossistemas.

Numa segunda parte a Eng. Vera, da Câmara Municipal, e a D.ª Ana Mafalda, da Equipa do CRE.Porto, apresentaram os resultados do projeto Uma Cidade Biodiversa no qual a EBSSL participa desde a sua origem. Desta feita eliminamos as invasoras do jardim da escola e promovemos a sua biodiversidade.