Dia Internacional da Biodiversidade

"O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, alerta para a importância da preservação da diversidade biológica. Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 maio 1992, data do texto final da Convenção da Diversidade Biológica. O Dia Internacional da Biodiversidade visa alertar a população mundial para a urgência e importância da conservação da diversidade biológica para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e a sobrevivência das espécies.
​O tema do Dia da Biodiversidade 2024 é: Faça parte do plano.

O tema deste ano representa um apelo à ação para todas as partes interessadas em deterem e reverterem a perda de biodiversidade, apoiando a implementação do Quadro Mundial de Kunming-Montreal em matéria de biodiversidade. O acordo de Kunming-Montreal constitui um quadro sólido, acompanhado de objetivos e metas claros e mensuráveis, que prevê disposições completas em matéria de controlo, de comunicação de informações e de uma revisão para acompanhar os progressos realizados, às quais se acrescenta um sólido pacote de medidas que visam mobilizar recursos.​

Todos os governos, povos indígenas, comunidades locais, organizações não governamentais, legisladores, empresas e cidadãos são incentivados a reforçar as formas de apoio à implementação do Plano de Biodiversidade. Todos têm um papel a desempenhar e, portanto, podem fazer parte do Plano." (https://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-internacional-da-biodiversidade.aspx)

Na nossa escola, esta importante data foi assinalada com a montagem de uma exposição de trabalhos dos alunos do 8.º ano, levados a cabo no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico Química, no placar do polivalente da escola. Estes trabalhos sobre o Efeito de Estufa e a Biodiversidade do Jardim da Serafim, realizados no âmbito da iniciativa "A Bio e Geodiversidade da Minha Escola", do projeto Eco_Escolas, vieram juntar-se a outras atividades que, ao longo do presente ano letivo, os alunos levaram a cabo, por exemplo no âmbito do projeto "Cidade Biodiversa" (PEM), em que se procurou dar a conhecer, proteger e promover a Biodiversidade, já que na atualidade 60% das espécies correm risco!
As principais ameaças (de acordo com a IPBES - Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas), são: 1.º Alterações do uso dos solos (ex.: desflorestação, utilização intensiva de monoculturas, urbanização); 2.º Exploração direta (ex.: caça e sobrepesca); 3.º Alterações climáticas; 4.º Poluição; 5.º Espécies invasoras.

Mas o Homem pode reverter a situação se iniciar ações positivas sobre os Ecossistemas. Vamos fazer parte deste plano!