"O Dia Internacional da Biodiversidade, celebrado a 22 de maio, alerta para a importância da preservação da diversidade biológica. Este dia foi proclamado pelas Nações Unidas a 22 maio 1992, data do texto final da Convenção da Diversidade Biológica. O Dia Internacional da Biodiversidade visa alertar a população mundial para a urgência e importância da conservação da diversidade biológica para o equilíbrio dos ecossistemas naturais e a sobrevivência das espécies.
O tema do Dia da Biodiversidade 2024 é: Faça parte do plano.
O tema deste ano representa um apelo à ação para todas as partes interessadas em deterem e reverterem a perda de biodiversidade, apoiando a implementação do Quadro Mundial de Kunming-Montreal em matéria de biodiversidade. O acordo de Kunming-Montreal constitui um quadro sólido, acompanhado de objetivos e metas claros e mensuráveis, que prevê disposições completas em matéria de controlo, de comunicação de informações e de uma revisão para acompanhar os progressos realizados, às quais se acrescenta um sólido pacote de medidas que visam mobilizar recursos.
Todos os governos, povos indígenas, comunidades locais, organizações não governamentais, legisladores, empresas e cidadãos são incentivados a reforçar as formas de apoio à implementação do Plano de Biodiversidade. Todos têm um papel a desempenhar e, portanto, podem fazer parte do Plano." (https://www.turismodeportugal.pt/pt/Agenda/Paginas/dia-internacional-da-biodiversidade.aspx)
Na nossa escola, esta importante data foi assinalada com a montagem de uma exposição de trabalhos dos alunos do 8.º ano, levados a cabo no âmbito das disciplinas de Ciências Naturais e Físico Química, no placar do polivalente da escola. Estes trabalhos sobre o Efeito de Estufa e a Biodiversidade do Jardim da Serafim, realizados no âmbito da iniciativa "A Bio e Geodiversidade da Minha Escola", do projeto Eco_Escolas, vieram juntar-se a outras atividades que, ao longo do presente ano letivo, os alunos levaram a cabo, por exemplo no âmbito do projeto "Cidade Biodiversa" (PEM), em que se procurou dar a conhecer, proteger e promover a Biodiversidade, já que na atualidade 60% das espécies correm risco!
As principais ameaças (de acordo com a IPBES - Plataforma Intergovernamental sobre Biodiversidade e Serviços dos Ecossistemas), são: 1.º Alterações do uso dos solos (ex.: desflorestação, utilização intensiva de monoculturas, urbanização); 2.º Exploração direta (ex.: caça e sobrepesca); 3.º Alterações climáticas; 4.º Poluição; 5.º Espécies invasoras.
Mas o Homem pode reverter a situação se iniciar ações positivas sobre os Ecossistemas. Vamos fazer parte deste plano!