Bioma do Solo

Na passada terça feira, dia 12 de março, decorreu o School Day da Serafim Leite no âmbito do projeto FUTURAGRI.

"O projeto FUTURAGRI, cofinanciado pela União Europeia, liderado pela INOVA+ e apoiado por uma rede de cooperação de entidades nacionais e internacionais, tem como objetivo informar e esclarecer a população nacional sobre a Política Agrícola Comum (PAC) (CAP – na sigla em inglês),e assumir um papel fundamental no panorama agrícola na União Europeia (UE) e particularmente em Portugal. O nome do projeto baseia-se no propósito de sensibilizar a população sobre o futuro do desenvolvimento rural e da agricultura em Portugal. Com uma duração de 12 meses, este projeto é uma continuidade dos projetos e esforços iniciados com as iniciativas Greenlight e GreenlightPlus mas com uma nova visão, estratégia e ação para o público-alvo." (https://futuragri.org/)

Durante a manhã os alunos das quatro turmas do 8.º ano usufruíram de uma oficina prática, que decorreu no laboratório de Biologia e Geologia da escola, onde ficaram a conhecer o Bioma do Solo: a macro e mesofauna detritívora e os microorganismos do solo tão importantes pela reciclagem de nutrientes numa pilha de composto de resíduos orgânicos. As turmas tiveram a oportunidade de preparar subamostras e identificar alguns grupos de seres vivos usando lupas, microscópios portáteis e guias de identificação. Também prepararam meios de cultura que inocularam com uma gota de água da "lavagem" do solo onde dentro em breve irão descobrir colonias de bactérias e fungos decompositores. Apesar dos grupos de trabalho serem grandes foi uma manhã rica de experiências e novos conhecimentos.